A Fazenda São Benedito, em Jangada (70 km de Cuiabá), recebeu em agosto 8 animais silvestres preparados para voltar à natureza. A remessa foi enviada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e inclui 3 araras-canindé adultas, 1 tatupeba juvenil, 1 urubu-de-cabeça-preta juvenil, 1 periquito-de-encontro-amarelo juvenil, 1 jabuti-piranga adulto e 1 anú-coroca adulto.
Duas araras-canindé passaram por tratamento veterinário em clínica de Sorriso e receberam alta após recuperação de lesões. A terceira arara foi resgatada em Cáceres, tratada para inflamação dos sacos aéreos e liberada para soltura.
O tatupeba, resgatado em Tangará da Serra com pneumonia, está em aclimatação para soltura gradual. O periquito-de-encontro-amarelo, entregue voluntariamente, tem asas e cauda cortadas e está em recuperação na fazenda para futuras solturas.
O urubu, vítima de ataque de cães, recebeu atendimento e foi solto no local. Jabuti e anú chegaram aptos para soltura imediata. Desde 2022, a Fazenda São Benedito funciona como área oficial de soltura da Sema, recebendo no primeiro semestre de 2025 cerca de 90 animais, incluindo filhotes de marrecos, araras-canindé e jabutis.
Em 2024, mais de 150 animais passaram pelo local. A bióloga Rebeca Marcos, da Coordenadoria de Fauna, destaca a expansão da área para abrigar mais espécies, incluindo filhotes de anta para reabilitação nutricional e aclimatação. Sanid José Nassarden, responsável pela área, celebra a parceria com a Sema e acredita que a fazenda será cada vez mais povoada por animais silvestres.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.