Nos últimos dias, a Rússia registrou um avanço significativo no leste da Ucrânia. Assim, rompeu a linha de frente e conquistou território em um importante corredor na região de Donetsk. O movimento se dá poucos dias antes do encontro entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o líder norte-americano Donald Trump. A reunião vai ocorrer nesta sexta-feira, 15, no Alasca.
O mapa de operações atualizado pela plataforma ucraniana DeepState indica que os russos avançaram pelo menos 10 quilômetros principalmente ao norte, em dois eixos nos últimos dias. Segundo o DeepState, a evolução abrange sobretudo um trecho próximo às cidades de Kostiantynivka e Pokrovsk, configurando uma das manobras mais intensas do último ano de conflito.
Rússia controla corredor
O corredor, agora também sob controle russo, representa ameaça à cidade de Dobropillia, importante centro minerador. Civis vêm deixando a região. A área sofre ataques frequentes de drones russos. “A situação está bastante caótica, pois o inimigo encontrou brechas e está se infiltrando mais fundo, tentando se consolidar rapidamente e acumular forças para prosseguir com o avanço”, relatou o DeepState, no Telegram.
Leia também: “Apagão nas Forças Armadas”, reportagem de Fábio Bouéri publicada na Edição 279 da Revista Oeste
O Exército ucraniano confirmou que participa de combates intensos para conter o avanço russo. Em nota oficial, destacou que “a situação é difícil e dinâmica”, ressaltando o esforço das tropas para manter suas posições.
O comandante das Forças Armadas da Ucrânia, Oleksandr Syrskyi, afirmou que a Rússia está usando sua superioridade numérica para tentar infiltrar as linhas de defesa ucranianas em pequenos grupos. Segundo ele, foram 35 tentativas até o momento, que geraram perdas para o lado russo.
Leia mais notícias de Mundo na Oeste



